Como evitar prejuízos e transtornos na Black Friday

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Como evitar prejuízos e transtornos na Black Friday

Originado nos Estados Unidos, desde 2010 todo ano, na última sexta-feira de Novembro, no Brasil é praticado a ação promocional pelo comércio, conhecida como a Black Friday, cujo o objetivo é renovar o estoque para o Natal e impulsionar a motivação pelo 13º salário.

Com isso, muitas empresas aumentaram consideravelmente suas vendas, mas por práticas irregulares, a data também manchou a reputação do objetivo que é proporcionar oportunidades ao consumidor que “pagar menos” pelos produtos ou serviços.

Como evitar prejuízos e transtornos na Black Friday

Práticas como por exemplo, aumentar o preço dias, semanas ou meses antes, e na data referida, o preço é reduzido, dando a “impressão” de que realmente há o desconto, fizeram com que o consumidor não enxergasse tanta oportunidade assim.

Outras situações, tais como, propaganda enganosa, oferta de brindes, formas de pagamentos especiais, prazos de entregas, produtos diferentes aos anunciados também são constatados como pontos de reclamações pelos clientes.

Por isso, a empresa deve se planejar com antecedência para essa data tão importante, para realmente atrair clientes, vender mais e, principalmente fidelizar, de forma que não comprometa a margem orçamentária, que seja percebida pelo consumidor como uma empresa idônea com suas práticas comerciais e com negócios vantajosos.

Abaixo algumas dicas:

  • Planejamento: Essa é a principal ação que toda empresa deve fazer ao se antecipar para a data. É no planejamento que são previstos custos e investimentos em tudo que envolve a data, tais como mão-de-obra (quando necessário), custos de produção, investimentos em publicidade, datas, horários e meios de contato especiais para atendimento, brindes e embalagens (se viável), prazos e formas de entrega diferenciados, entre outros pertinentes. Analise o seu estoque de produtos comparando o preço investido x tempo parado x margem de lucro viável. As vezes, é melhor “despachar” o produto que está parado à meses por um preço com margem de lucro baixa para desocupar espaço e renovar os produtos. Por outro lado, produtos que tem uma boa saída, também valem a pena, serem reconfigurados preços especiais nessa data, justamente para aumentar a margem de lucro em quantidade.
  • Boas práticas: Não seja invasivo com publicidades massantes, principalmente com não atendem aos requisitos legais de propagandas na internet, por meio de e-mail marketing com SPAM, ou mesmo pelo Whatssapp Marketing, por telefone respeitando os dias e horários de ligações e por mala direta ou impressos.
  • Garanta os direitos do consumidor: Alinhe as ações de marketing e práticas comerciais de acordo com o Código de Defesa do Consumidor para evitar problemas com prejuízos financeiros e morais.
  • Cumpra o que prometeu: Apenas oferte aquilo que puder entregar, da mesma forma que anunciou que o faria. Simples assim.

Seguindo essas recomendações, com certeza, sua empresa irá ter muito sucesso e vendas recorrentes oriundas dos bons negócios feitos na Black Friday.

Recomendamos também ler o artigo em que falamos sobre

Como evitar prejuízos e transtornos na Black Friday o que O que é Direito e quais as diferentes formas de atuação.

Bons Negócios!

Dr. Alexandre Oliveira e Dra. Monica Oliveira
Advogados

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