A maioria das empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, não possui um departamento jurídico estabelecido ou advogado dentro da sua empresa. Muitas vezes, torna-se necessária a contratação de um profissional para a execução de trabalhos e tarefas específicas e/ou temporárias.
Muitos empreendedores ainda não perceberam a necessidade de ter um profissional contratado pela empresa, mas já é possível adiantar que tal medida diminui custos e traz uma série de outras vantagens.
A seguir, conheça as principais tarefas e a importância de ter um advogado dentro da sua empresa.
Índice
ToggleAnálise de contratos
O dia a dia de uma empresa é pautado na contratação de colaboradores, estabelecimento de parcerias e conquista de novos clientes. Para que tudo isso seja registrado formalmente, são necessários contratos.
Ter um advogado dentro da sua empresa facilita tais processos, visto que ele é o profissional capacitado não apenas na elaboração deste documento, como também pela análise e ajustes de contratos criados por terceiros.
Além de otimizar os processos, você estará de acordo com a Lei e suas obrigações, o que evita fraudes, processos e outros problemas judiciais futuramente.
Seguimento da Lei Trabalhista
Se você possui uma empresa ou já teve contato com o setor de Recursos Humanos, provavelmente têm em mente que são infinitas as leis criadas para dar direitos e obrigações aos trabalhadores.
O advogado é o profissional amplamente capacitado e dotado de conhecimento nesta área, e assim, poderá auxiliar a empresa a cumprir com todas as leis e obrigações trabalhistas.
Além disso, o profissional trabalhará em conjunto com a engenharia de segurança (se houver), no sentido de estabelecer medidas protetivas, verificar o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), e muito mais.
Resolução de processos judiciais
É muito comum e frequente que empresas sejam processadas, principalmente pelos consumidores. Ao contar com um profissional que saiba tudo que acontece dentro do empreendimento e que está a par dos serviços prestados, torna-se mais fácil a resolução de conflitos judiciais.
Com isso, tais problemas podem ser resolvidos de maneira mais eficiente e positiva para a empresa. Ao longo do tempo, o trabalho do advogado também terá como objetivo a diminuição do número de processos contra a empresa.
Afinal, como criar o departamento jurídico?
Agora que você já sabe a importância de ter um advogado dentro da sua empresa, provavelmente está se perguntando sobre como criar um departamento jurídico.
Primeiramente, é preciso saber que não há necessidade de se ter um profissional a disposição durante toda a jornada de trabalho.
Atualmente, existem diversos profissionais que prestam consultorias a empresas, e assim, agilizam os processos e trâmites legais.
Portanto, se você deseja dar este novo passo em 2020, busque profissionais advogados honestos e competentes, para que seu negócio tenha ainda mais sucesso no novo ano. E não deixe de acompanhar os próximos artigos do blog, para mais dicas.